sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Regra de três composta.

A regra de três composta, na matemática, é uma forma de se descobrir valores de grandezas a partir de outros valores já existentes. Um modelo reduzido deste método é a regra de três simples, utilizada quando a comparação se dá apenas entre três valores. A regra de três composta é utilizada quando se quer descobrir um único valor a partir de três, cinco ou mais valores já conhecidos, e tendo em conta que os valores referentes a uma mesma classe de objeto devem estar na mesma unidade de medida.

Exemplo 1
Temos o seguinte enunciado: "O dono de uma carpintaria sabe que precisa de 50 operários para fazer 10 estantes em 5 dias, mas sabendo ele que para fazer as estantes tem apenas dois dias, quantos operários vai precisar?", para resolver este problema adotaremos a seguinte lógica:

a) Vamos elaborar um esquema onde “x” é a incógnita.

Estantes Operários Dias
10 50 5
10 x 2

b) Se aumentarmos ( ↓ ) o número de operários, faz-se mais ( ↓ ) ou menos ( ↑ ) estantes? Caso tenha respondido que fazem mais ↓ , você acertou! Agora vamos assinalar no quadro.

Estantes Operários
10 50
↓ ↓
10 x

c) Se aumentarmos ( ↓ ) o número de operários, precisa-se de mais ( ↓ ) ou menos ( ↑ ) dias? Claro que é menos ( ↑ ). Vamos assinalar no quadro.

Operários Dias
50 5
↓ ↑
x 2

d) O quadro final e completo fica assim.

Estantes Operários Dias
10 50 5
↓ ↓ ↑
10 x 2

e) Vamos criar e resolver a equação.

Atenção que o número de dias foi invertido porque se trata de uma grandeza inversamente proporcional.

Fazendo as contas:



A carpintaria precisará de 125 operários.

Em 8 horas, 20 caminhões descarregam 160 m³ de areia. em 5 horas, quantos caminhões serão necessarios para descarregar 125 m³?
Horas Caminhões Areia em m³
8 20 160
5 x 125

Sempre onde estiver x a seta é para baixo, ou seja, diretamente proporcional. Ela pode estar em qualquer posição ou lugar. Sempre a seta é para baixo. Ficará assim]. Montando a proporção e resolvendo, ficará assim. Então, serão necessários 25 caminhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário