domingo, 29 de agosto de 2010

Razão

Veja:em uma classe há 14 meninos e 21 meninas

Qual é a razão entre o número de meninas e meninos:

21/14= 3/2 -> ´Três está para 2

Qual a razão entre o número de meninos e o número de meninas?

14-> antecedente
21 -> consequente


Mais exemplos na forma simplificada

15cm para 3m

15 = 5
300 100


40 cm para 8m

40 = 4 = 2 =1cm
800 80 40 20cm



12m para 20cm


12 =6 = 3m
20 10 5m


2cm para 20mm

20 = 10 = 5 = 1
20 10 5



8 meses para 1 ano

8 =2
12 3

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Resolução de problema através do sistemas

Veja: A soma de dois números é 35,e a diferença é 5
Quais são esses números ?

1° número:x
2° número:y


{x+y=35 1°
x-y=5 2° 20+y=35
y=35-20
2x=40 y=15
x=20


R: os números são 20 e 15


Em um estacionamento ,há 74 veículos entre carros e motos,num total de 264 rodas. Quantos são os carros e quantas são as motos nesse estacionamento?

Carros: x=58 Total de rodas: 264
Motos: y=16 Total de veículos:74


x+y=74.(2)
4x+2y=264.(-1)

2x+2y=148
-4x-3y=-264

-2x=-116.(-1)
2x=116
x=116/2
x=58

58+y=74
y=74-58
y=16

R: o número de carros é 58 e de motos é 16

Num quintal,há coelhos e galinhas.Sabendo-se que há 7 galinhas a mais do que coelhos e os pés desses animais somam 92,determine quantos são os coelhos e quantas são as galinhas nesse quintal.

Galinhas: x
Coelhos: y
Total de pés :92

{2x+4y=92 1°
x=7+y 2°
x=7+13
x=20


2.(7+y)+4y=92
+14+2y+4y=92
6y=92-14
6y=78
y=78/6
y=13

R: São 20 galinhas e 13 coelhos.


Luiz e João têm juntos 123 reais.Se Luiz tivesse a mais metade do que tem mais 1 real, teria o dobro de João. Quantos tem cada um ?

Luiz: x
João: y x=123-y 3°

{x+y=123 1°
x/2 +1=2y 2°

123-y/2+1/1=2y/1
123-y+2/2 =4y/2

-y-4y=-125
5y=-125.(-1)
5y=125
y=125/5
y=25


Resolução do sistema pelo método da adição

Resolução de sistema atráves do método da substituição

{x+y=11 1 - x=11
x-y=-1 2-Substituindo a 3 na 2


11-y-y=-1
-2y=-1-11
-2y=-12.(-1)
2y=12
y=12/2
y=6


Substituindo na 3

x=11-6
x=5
&={(5,6)}



{x-5y=8 1° x=8+5y 3°
3x+4y=5 2°

3.(8+5y)+4y=5 x=8+5.(-1)
+24+15y+4y=5 x=8-5
19y=5-24 x=3
19y=-19
y=-19/19
y=-1 &{(3,-1)}





{2x-y=5 1° -y=5-2x.(-1)
x+3y=13 2° y=-5+2x

x+3.(-5+2x)=13
x-15+6x=13 y=-5+2.(4)
x+6x=13+15 y=-5+8
7x=28 y=3
x=28/7
x=4
&={(4,3)}




{3x=y 1° x=y/3 3°
2x-3y=7 2° x=-3/3
x=-1
2/1.(y/3)-3y/1=7/1
2y/3-3y/1=7/1
2y-9y/3=21/3
-7y=21.(-1)
7y=-21
y=-21/7
y=-3 &={(-1,-3)}




{3x-2y=7 1° 3x=7+2y
x+4y=0 2° x=7+2y/3 3°
x=7+2.(-0,5)/3=7-1/3=6/3=2


7+2y/3+4y/1=0/1
7+2y+12y/3=0/3
14y=-7
y=-7/14 y=1/2 y=-0,5
&={(2,-0,5)}

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sistema de equação do primeiro grau com 2 incognitas

Veja: {x+y=6
x-y=1


Atravez de métodos iremos calcular os valores de x e y, que satisfaz as equações dadas

Logo: o par ordenado que satisfaz as equações é 3=x
2=y


3+2=5
3-2=1


temos :

2x+y=3

onde: x e y

São incógnitas

Verificando soluções para equação

( 2,-1)
2(2)+(-1)=3
4-1=3
3=3 ok

(4 -5 )
2.(4)+(-5)=3
8-5=3
3=3 ok


Considere a equação 5x+2y=9

a) O par ordenado (1,2) é solução da equação?

5.x+2.y=9
5.(1)+2.(2)=9
5+4=9
9=9 ok


b)O par ordenado (2,1) é solução da equação ?

5.(2)+2.(1)=9
10+2=9
12=9 F


Quais os pares ordenados abaixo são soluções da equação x-y=7
8-1=7 ok
3-10=7 ok


Problemas envolvendo equação e inequação

Veja : um número somado com o seu dobro é igual a 18. Qual é esse número ?

Número: x
dobro do n°: 2x

x+2x=28
3x=18
x=18/3
x=6


R: o número é 6


Temos: o triplo do número adicionado com sua metade é menor que o seu dobro diminuido de 60. Qual é esse número ?

Número: x
triplo do número: 3x
dobro do número: 2x
metade do número: x/2

3x+x/2<2x-60/1
6x+x/2<4x-120/2
7x=4x<-120
3x<-120
x<-120/3
x<-40


O número somado com o dobro do número é igual. A 180.Qual é esse número ?

x+2x=180
3x=180
x=180/3
x=60



O número diminuido de 8 é igual.Ao quadruplo do número adicionado com sua terça parte.Qual é esse número ?

x-8=4x+3
x-4x=3+8
-3x=11.(-1)
3x=-11
x=11/3


Quando Victor nasceu, Marina tinha 3 anos. Atualmente a soma das idades é 23 anos.Qual é a idade de Marina?

x+x+3=23
2x=23-3
2x=20
x=20/2
x=10

R: Marina tem 10 anos.


Qual o número que somado com seu triplo da -600?

x+3x=-600
4x=-600
x=-600/4
x=-150